Por que investir em marketing mesmo tendo uma empresa de pequeno porte?

As micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil possuem forte representatividade na economia nacional. De acordo com o Sebrae (2018), estas empresas representam 52% dos empregos, 39% das folhas de salários e 27% do Produto Interno Bruto. No entanto, estima-se que de cada 100 novas MPEs abertas, 58% irá fechar nos próximos 5 anos.

A análise do índice está de acordo com a capacidade de gestão de seus respectivos empreendedores. Parte do insucesso, ainda segundo o Sebrae (2018/2019), está relacionado à negligência dos processos administrativos e a falta de adoção estratégica de ações, como por exemplo, as ações de marketing.

Por isso, se você quer que nem você nem sua empresa passe por esta dificuldade, está na hora de começar a investir em marketing. Não há uma resposta certa sobre quanto investir, pois isso vai depender do seu planejamento financeiro. Entretanto, é necessário se organizar em relação ao planejamento de verba para as ações de marketing.

Crescimento do seu negócio aplicando marketing digital

MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

O marketing implementado pelas micro e pequenas empresas é diferente do utilizado por grandes empresas. Estas, por sua vez, praticam um marketing tradicional, o qual o processo de gerenciamento já foi concretizado a partir das experiências no cotidiano.

           As MPEs, por estarem começando, tendem a ter um processo mais social. É por meio da criação, das ofertas e de trocas dos produtos que elas obtém o que necessitam, fazendo com que tanto a empresa quanto o consumidor saiam beneficiados.

        Considerando que a tarefa mais importante do marketing da pequena empresa é: 


            Determinar as necessidades e os desejos de seus consumidores;
            Adaptar-se às demandas e competitividade do mercado;
            Ter em mãos formas variadas para proporcionar a satisfação do cliente.

       As relações comerciais entre empresa e consumidores são essenciais para que estes dados sejam coletados e, assim, convertidos em futuras ações de marketing. Dessa forma, podemos concluir que a sua função principal é promover informações que apoiem as equipes a atingirem suas metas.

            Além de contribuir significativamente para vendas, a importância de haver estratégias de marketing nas pequenas empresas também é:


            Adequar e melhorar continuamente o processo de trabalho;
            Manter firme sua marca no mercado;
            Montar estratégias sólidas.

     Para alcançar tais objetivos, porém, é necessário entender como o marketing funciona na teoria para planejar as possibilidades de ações na prática.

Funil de vendas aplicado ao marketing digital

COMO FUNCIONA MARKETING NA TEORIA

        A verdadeira venda, é apenas o início. No marketing, há um processo relacionado à venda denominado “funil de vendas”, no qual são seguidos os seguintes passos: oportunidade, conversão, venda, retenção e lealdade.

        Como você pode notar, a venda é a metade do percurso que iremos percorrer. A oportunidade é a forma como a pessoa será atingida através de anúncios que farão com que ELA entre em contato com sua empresa (não o contrário). Esse anúncio será direcionado apenas para o público realmente interessado em seu produto.

     Após receberem a propaganda (que foi direcionada a possíveis compradores reais), ocorre o fechamento da venda. Após a venda, é onde você, microempreendedor irá investir seu tempo.

        Seu negócio, através do marketing, terá personalidade, terá um rosto que se relaciona e é aberto a sugestões, como em uma amizade. Esse, é o senso de comunidade que iremos construir, para que você traga o cliente cada vez mais para perto, onde você será capaz de estabelecer confiança.


AÇÕES DE MARKETING NA PRÁTICA

        As possibilidades para utilizar o marketing a favor da sua empresa são várias. No entanto, para que você não desperdice tempo e dinheiro, é necessário que primeiro você conheça bem seu público-alvo. Toda e qualquer estratégia deve ser baseada nesta pesquisa com o objetivo de conhecer seu público, ou seja: como se comportam e o que buscam no seu produto/serviço.

        Com essas informações, é possível saber onde e como falar com eles a partir de suas táticas. Veja os pontos importantes e alguns exemplos de estratégias fazer para atrair e engajar seus clientes:


            1. Blog

         Por meio da criação e divulgação de conteúdo relevante, informativo e interessante para mostrar seu produto ou serviço, sua empresa estará chamando a atenção dos internautas. Manter um blog com bons textos gera visitas, se torna referência de pesquisa e pode melhorar seu rankeamento nas buscas orgânicas do Google.


            2. Redes sociais

         Manter perfis em redes sociais é uma excelente maneira de divulgar sua marca. A partir de menções, compartilhamentos e curtidas, sua empresa ganha grande potencial entre os clientes, pois estará constantemente se fazendo presente. É preciso dar atenção especial ao conteúdo postado e interação com os usuários sempre que necessitado.


            3. E-mail marketing

    Fazer o contato com os clientes através de e-mail, enviando informações com novidades, promoções e conteúdos exclusivos faz com que sua marca se firma no imaginário, gerando fidelização. Só cuidado para não se tornar um spam indesejado. Esse recurso deve ser usado com sabedoria. Envie somente conteúdo relevante, útil e bem elaborado que irá agregar ao seu cliente.

Cliente comprando satisfeito e avaliando a loja

      Com estas estratégias, alinhadas ao marketing de conteúdo, é possível converter cada vez mais visitantes em clientes. Use a internet a seu favor, para estreitar laços com seu público e conquistar reconhecimento no vasto mercado.

         Com a confiança estabelecida nessa relação, você será capaz de vender não apenas uma vez, mas sempre que houver algo de interesse para seu cliente. Deixa-se para trás a relação comercial e surge uma amizade, onde ele está ao seu lado, te defende, consome e te indica. Além de consumidores periódicos, você acabou de conquistar a propaganda gratuita (indicação, boca a boca).

         Todos os passos após a venda, são os que tornam sua empresa especial perante o cliente. Permanecer em uma relação sadia mesmo após a conclusão de seu objetivo (vender), mostra inconscientemente que você se importa e é bem mais que apenas uma empresa querendo vender. 

         Depois disso tudo, você ainda pensa que o marketing pode ser dispensável em seu negócio?